Thursday, October 2, 2003

Desmistificando a Continuidade do Negócio: Uma análise do cenário brasileiro

Charles Schneider, consultor da Axur Information Security.

Muito se comenta sobre continuidade do negócio e para o entendimento concreto deste conceito faz-se importante à compreensão dos principais pontos que o fundamentam, tais como: grau de exposição, análise de impacto e análise de risco.

No Brasil, o PCN (Plano de Continuidade do Negócio) ainda é um conceito novo, ao contrário do que é praticado em países com maior poder econômico e tecnológico onde ele já é utilizado por inúmeras organizações. De acordo com a OMC (Organização Mundial do Comércio), uma organização permanecendo indisponível aos seus clientes ou usuários por 4 dias está designada a encerrar suas atividades.

O que acontece, principalmente a nível nacional, é que a continuidade de uma empresa ainda é vista de maneira distorcida. À vista da alta gerência, os profissionais de continuidade estão preocupados com catástrofes e desastres ao invés de estarem procurando alternativas para aumentar a produtividade e rentabilidade. Ainda permeia nas organizações nacionais a visão conservadora das gerências, onde as palavras mágicas e atrativas são: ROI (Return on Investiment) e redução do TCO (Total Cust on Ownership).

Nosso país está começando a despertar interesse neste assunto, tanto que em pesquisas de segurança recentemente publicadas, foi revelado que menos da metade das empresas entrevistadas possuem estratégias de continuidade. É muito importante a conscientização das empresas quanto à adoção de Planos de Continuidade, pois estas devem estar cientes que acontecimentos inesperados podem causar danos irreversíveis.

Pense que, problemas como uma falha num disco rígido, uma parada inesperada em um aplicativo ou um problema em sua rede pode arruinar seus negócios em questão de minutos. Mas, qual o conceito de Planos de Continuidade?

O Plano de Continuidade visa prevenir a ocorrência de desastres, minimizar o impacto de um desastre e viabilizar a ativação de processos alternativos quando da indisponibilidade dos processos vitais.

Como passo inicial no desenvolvimento do processo de continuidade deve ser elaborado a famosa BIA, cuja definição e objetivo é desconhecida por muitos. No BIA (Business Impact Analisys), como também é conhecida a análise de impacto) serão identificados os impactos de um possível desastre sobre as operações de uma organização. Além da identificação da criticidade dos processos, esta avaliação fornecerá informações que permitirão definir o escopo do plano e a tolerância quanto à paralisação dos processos vitais.

Uma vez identificada a criticidade dos processos, será necessário avaliar o grau de exposição destes ativos críticos. A avaliação do grau de exposição é uma função que envolve algumas variáveis como perdas possíveis, ameaças, vulnerabilidades e controles. Os ativos que ao serem impactados implicarem numa perda significativa deverão ser alvo de estudo pormenorizado na avaliação do Grau de Exposição.

Sabendo o quão exposta sua organização está, inicia-se a elaboração das estratégias de continuidade visando os objetivos dos planos. Devemos considerar: o custo da implantação, a manutenção dos procedimentos, a eficácia dos procedimentos, a cultura organizacional e a estratégia de resposta organizacional. Exemplos definidos na estratégia como tipos de site (Hot-site, Warm-site, Cold-site), acordo de reciprocidade, bureau de serviços externos, auto-suficiência e realocação da operação são aspectos fundamentais que devem ser considerados.

Após esse árduo processo de levantamento de dados, requisitos, cálculos, análise de dados, chegamos à fase de definição dos Planos de Continuidade, onde os objetivos vão desde a prevenção de ocorrências de desastres à manutenção dos processos vitais em operação.

Como definido anteriormente, recomenda-se que sejam criados os planos para serem executados antes (prevenção), durante (emergencial) e após (manutenção) o desastre.

Finalmente, chegamos a implementação dos Planos de Continuidade. A implementação compreende das ações que visam tornar um plano efetivamentee testado e atualizado. Essa definição visa o treinamento do pessoal, a implantação dos procedimentos, treinamentos e simulações. Também a manutenção e aperfeiçoamento permanente do plano como um todo, sua documentação e infraestrutura.

Bem, após estas definições, podemos visualizar facilmente alguns dos benefícios da continuidade do negócio, como a identificação dos processos de negócio e a recuperação dos processos de maneira ordenada e dentro de um espaço de tempo, reduzindo os prejuízos, em caso da ocorrência de um desastre.

No comments: