Tuesday, July 31, 2007

Identificação e Classificação de Ativos




Segue abaixo POST enviado para uma conhecida lista de discussão, onde tratei o assunto "Identificação e Classificação de Ativos".


O assunto "identificação e classificação de ativos" é de vital importância para qualquer empresa que deseja certificar na ISO 27001 ou mesmo estar de acordo com as melhores práticas internacionais em gestão da segurança da informação.

Para o pessoal que está entrando agora na área da Segurança da Informação, é importante definirmos o conceito de Ativo.

Ativo é tudo o que tem valor ou gera valor para minha empresa. Este é um termo que emprestamos do mundo financeiro/contabil, cujo antônimo é passivo.

Se "Ativo", neste contexto, é algo importante ou que gera valor para a minha organização, o que devemos considerar como ativo em Segurança da Informação?

Simples: tudo aquilo que por si só é importante (Informação) ou cujo seu papel pode afetar a segurança da informação (preservação da confidencialidade, integridade e disponibilidade).

Cerca de três anos atrás fiz um exaustivo estudo de identificação dos possíveis tipos de Ativos. Estudei o texto das principais normas de gestão de risco e segurança da informação com o objetivo de identificar classes de ativos (categorias) com o fim de estruturar melhor a organização dos ativos no contexto da gestão do risco. Esta para mim seria o primeiro passo rumo a configuração de uma ciência.

Seguem abaixo algumas das minhas conclusões:

1-) Sobre categorias de Ativos

As normas, em sua maioria, fazem referência a seis grandes grupos de ativos, que são:

a) Ativos de Informação: informação digital e em papel;
b) Ativos de Software: sistemas, aplicações, ferramentas e etc;
c) Ativos Físicos: dispositivos de processamento, armazenamento, ambientes e etc;
d) Serviços: serviços de computação, serviço de transporte de dados (aluguel de link), serviço de fornecimento de energia elétrica e etc;
e) Pessoas: funcionários, terceiros, estagiarios e etc;
f) Ativos Intangiveis: imagem da empresa, reputação, credibilidade, vantagem estratégica e etc.

Ufa! Chegar até aqui, acreditem, não foi fácil. Hoje estou satisfeito porque consigo classificar qualquer ativo em uma destas seis categorias. Esse pequeno primeiro passo foi importante para a estruturação do meu entendimento; entendimento de algo que até então parecia muito vago e sem método.

Subdividi estas seis categorias em outras 28 categorias, que subdividi por sua vez em 50 categorias. Com isso ganhei granularidade. A vantagem em classificar os ativos em subcategorias é o tempo que economizamos para atualizar nossa matriz de risco. Explico o porquê.

Imagine que você tenha um novo risco associado a "funcionários terceirizados", ao invés de correr sua matriz de risco em busca de ativos que façam referência a "funcionários terceirizados", basta categorizar o ativo nesta classe, e automaticamente inserir o novo risco para todo o ativo assim definido. Isso economiza algum tempo, e garantirá que o risco será replicado para toda a sua base de ativos onde houver "funcionário terceirizado".

2-) Não confunda Inventário de Ativo de Hardware e Software com Ativos de Negócio

Aqui vai uma outra questão muito importante. Muitas empresas com as quais tenho tido contato, confundem a necessidade de identificar e classificar Ativos relevantes para a organização, com o exercício de gerar imensas listas de ativos de hardware e software.

Como o colega Siera escreveu, a função do inventário de ativos é identificar aquilo que é importante para a empresa. É uma forma de colocar em foco o mais relevante, e investir tempo em análise e proteção daquilo que de fato faz diferença para o negócio. Não conheço ferramenta de inventário de software que catalogue pessoas, serviço de terceiros, imagem da empresa, ambientes físicos e etc. Ferramentas de inventário de hardware e software são muito boas para dar ao administrador uma visão do seu parque tecnológico, mas no meu ponto de vista, mais atrapalham do que ajudam no inventário de ativos do negócio.

3-) Agrupamento de Ativos

A regra de ouro da gestão da segurança é manter o processo o mais simples possível. Acreditem em mim, ja fiz análises quantitativas, qualitativas, mistas e tudo o mais que foi possivel, e o ensinameno que levo de tudo isso é que o processo de gestão da segurança só vai melhorar se acontecer repetidas vezes, e só vai acontecer repetidas vezes se for simples.

Algumas empresas (talvez ainda com essa visão de hardware e software) costumam listar exaustivamente os seus equipamentos de TI, para analisar seus riscos separadamente. Por exemplo: imagine uma empresa de desenvolvimentode software com 300 funcionários, todos utilizando estações de trabalho padrão. Faz sentido cadastrar 300 ativos e realizar uma análise de risco para cada ativo? Em minha opinião isso seria gastar tempo e intelecto em vão. Se isso já é estranho, imagina ainda empresas que analisam 600 roteadores :-)

Para esta caso o ideal é identificar e cadastrar apenas um ativo "Estações de Trabalho da Equipe de Desenvolvimento XPTO", e fazer UMA análise de risco, porque no final das contas, os controles aplicados a todas as estações serão os mesmos.

4-) Classificação de Relevância dos Ativos

Peça para o dono do Ativo indicar sua importancia em CID. Não esqueça do L, que é a Legalidade. Caso existam regulamentações que exijam a proteção do ativo, a aplicação do controle independe da análise de risco.

Gosto muito de classificar os ativos em 3 níveis de relevância: alto, médio ou baixo. Estou anexando um figura que mostra a valoração (valuaton) do ativo em cinco tipos.
Considerações finais:

Peço aos colegas e amigos que me perdoem se fui pouco didático ou se dei pouca atenção a esse ou aquele ponto. Espero sinceramente que este POST possa ajudar alguém que assim como eu, já passou ou está passando por um processo de certificação ISO 27001.




2 comments:

daniel fernandes said...

essa divisão de ativos é bem útil, fabão. se permite, vou incorporar.

anonimo said...

Gostaria de conhecer mais seu trabalho. Quero estudar sobre Segurança da Informação.

Obrigado